Altos Papos

Medicação indiscriminada para dormir pode causar dependência e distúrbios, alerta especialista

Durante o programa Altos Papos, desta segunda-feira, 06, a médica otorrinolaringologista Caroline Grinfeld, alertou que o uso de medicamentos, sem o devido acompanhamento profissional, para tratar problemas do sono, pode causar efeitos negativos, como dependência química e quadros de sonambulismo.

“Muitos pacientes tomam remédio para dormir e começam a desenvolver o sonambulismo depois do uso desses medicamentos. Então, tem que ter cuidado e saber que o remédio para dormir pode desencadear episódios de sonambulismo, do paciente ter amnésia e não se recordar. Quando aparece nessa fase adulta, é preciso descartar outras doenças neurológicas e investigar”, disse. 

Caroline destacou ainda que não se deve fazer uso de medicamentos sem prescrição médica, para dormir. O uso indiscriminado, segundo ela, além de causar dependência química, pode levar o paciente  a ter atitudes que normalmente não teria.

“As pessoas não devem usar medicamentos para dormir sem prescrição médica, e se isso vier se tornando frequente, procure um especialista. É muito perigoso você trocar uma noite mal dormida momentaneamente, por algum motivo, por uma dependência química. No consumo de muitos remédios, o paciente pode ter amnésia retrógrada, ele tem amnésia mesmo, ou pode ter atitudes que ele não teria no caso. Ele pode não ter amnésia completa, mas mandar uma mensagem de WhatsApp de uma maneira que ele não mandaria se não estivesse sob efeito da medicação, por exemplo”, disse.