Altos Papos

Brasil responde por 1/3 da produção mundial do café

Comemorado todos os anos em 24 de maio, o Dia Nacional do Café foi instituído pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), em 2005, com objetivo de valorizar e homenagear o produto que está presente na casa de 85% dos brasileiros. De acordo com a associação, em 2020, cada brasileiro consumiu, em média, 4,81 kg de café torrado. 

Em entrevista ao Programa Altos Papos, nesta segunda-feira, 24, o diretor-executivo da Abic, Celírio  Inácio, compartilhou que “a indústria de café foi colocada como serviço essencial”, assim o setor cafeeiro foi o maior vendedor no último ano. 

Inclusive, “depois de dois anos sem crescimento, tivemos 1.34, no consumo” de café. Para Inácio, isso é resultado do maior tempo em casa. 

O Brasil é o maior produtor, exportador e segundo maior consumidor de café em nível mundial. O país possui aproximadamente 300 mil estabelecimentos produtores de café, dos quais 78% são considerados da cafeicultura familiar.

“Produzimos 73 milhões de sacas de café por ano, que representa ⅓  da produção mundial”, informou o diretor-executivo. 

Consumo 

“O café é democrático, tem para todos os gostos e para todos o bolsos”, celebra Celírio que relata também uma mudança no perfil do consumidor. 

“A introdução se dava quando o jovem começava se introduzir no mercado de trabalho, mas hoje muitos jovens já se reúnem para tomar o nosso ouro preto”, pontuou. 

Para certificar a qualidade do café, a Abic lançou um aplicativo, onde é possível verificar se o produto é certificado pela associação.