Com obras previstas para iniciar entre outubro e novembro deste ano, mais de 12 mil unidades habitacionais do novo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ devem ser construídas em Feira de Santana e região. A estimativa foi apresentada pela consultora da vice-presidência nacional de Habitação da Caixa Econômica Federal, Eleonora Mascia, durante encontro com empresários da construção civil, do comércio e o deputado federal Zé Neto (PT), na churrascaria Los Pampas, nesta segunda-feira, 24.

“Quase 10% da demanda toda do Brasil por habitação de interesse social está aqui na Bahia, e Feira de Santana, segundo polo regional do estado, recebeu até mais propostas da faixa 1 do que Salvador. Teve uma apresentação recorde de propostas e de número de unidades para Feira e região, com um enquadramento de mais de 12 mil unidades habitacionais — mais de 70 empreendimentos, que devem passar ainda pela etapa de seleção, nas próximas semanas, junto ao Ministério das Cidades. Então, acreditamos que entre outubro e novembro, a gente já possa passar a ter contratações na faixa 1 do programa, início das obras e essa retomada que, neste primeiro momento, deve ser priorizada com a faixa 1”, explicou a consultora da Caixa ao Portal Altos Papos.

Quanto ao Minha Casa, Minha Vida rural, Eleonora Mascia disse que mais de 3 mil unidades serão destinadas para a Bahia.
“São 30 mil unidades a meta nacional, sendo pouco mais de 3 mil aqui para a Bahia. Estamos numa negociação ainda em estudo, mas que deve se efetivar nos próximos dias com uma contrapartida do Governo do Estado. Será um incentivo ainda maior para que a gente possa atender essa demanda do déficit habitacional rural no estado, que atua não só com trabalhador do campo, mas também com comunidades tradicionais ribeirinhas, quilombolas e povos indígenas“, afirmou.
Foto: Taiuri Reis/Altos Papos