Altos Papos

“A malária é uma doença negligenciada”, diz coordenadora de Doenças Vetoriais da Bahia

Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta quinta-feira, 8, a Coordenadora de Transmissão de Doenças Vetoriais da Bahia, Sandra Oliveira, afirmou que, apesar de frequentemente negligenciada, a malária é uma doença que requer atenção dos órgãos de Saúde Pública. Neste momento, 397 municípios da Bahia estão em estado de atenção pelo alto risco de transmissão da doença. 

“Aqui na Bahia nós temos uma grande propensão de ter casos de malária devido a dispersão vetorial que existe no nosso Estado. Nesses municípios estão presentes os vetores que transmitem a malária. Com isso, existe a possibilidade de ter ocorrência de casos. O mosquito encontra condições propícias à manutenção e a presença do vetor no nosso meio. Ele gosta de ambientes onde encontra temperaturas agradáveis, e um clima mais tropical”, disse. 

Segundo Sandra, um plano de contingência foi construído para nortear os profissionais de saúde, seja da rede pública ou privada, frente às ações necessárias de controle e prevenção da Malária.