Altos Papos

“A vacinação em grande escala reduz o número de internação e transmissibilidade”, explica coordenador do Projeto S

A primeira fase da vacinação em massa terminou ontem, em Serrana (SP), com 97,3% do público-alvo imunizado. Segundo o balanço divulgado pelo Instituto Butantan, em quatro semanas, 27.619 pessoas das 28.380 inscritas receberam a primeira dose da vacina contra a COVID-19.

Primeira cidade brasileira a ter toda a população adulta imunizada, Serrana foi escolhida pelo Butantan para um estudo inédito sobre a eficácia da CoronaVac em populações inteiras.

Em entrevista ao Programa Altos Papos, o coordenador do Projeto S, o hematologista Pedro Garibaldi explica que “esse estudo vai trazer várias respostas. Os estudos fase 3 acabam avaliando o indivíduo”,  já a vacinação em massa busca “avaliar o coletivo, que tem muitas variáveis”. 

“A vacinação em grande escala reduz o número de internação e transmissibilidade. São essas respostas que esse projeto vai trazer para a gente”, explica o médico. 

Sobre a logística, Dr. Garibaldi explica que “é uma estrutura gigantesca, são 27 mil pessoas vacinadas em 4 semanas. São 8 colégios dentro da cidade de Serrana que foram transformados em centros de pesquisa clínica, com todo rigor científico”. 

Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.