Altos Papos

Abracorp prevê crescimento do setor de viagens corporativas no segundo semestre deste ano

O presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp), Gervásio Tanabe, afirmou ao programa Altos Papos nesta sexta-feira, 21, que o faturamento do setor tem potencial para manter o crescimento obtido no primeiro semestre de 2023. Segundo levantamento da entidade, entre janeiro e junho deste ano, foi registrado um aumento de 17% das vendas, em relação ao período de 2019, antes da pandemia, de COVID-19, alcançando R$ 6,5 bilhões.

“Tínhamos uma expectativa de recuperação já no segundo semestre de 2022 e esperávamos uma consolidação agora em 2023. Claro que essa recuperação vem com cuidado, pois o setor produtivo está voltando em massa e alguns setores de serviços reduziram um pouco suas viagens em relação a 2019, comparando com a pré-pandemia. Mas eu diria que toda a indústria está em uma marcha de crescimento. Estamos muito positivos e acredito que vamos manter esse crescimento no segundo semestre deste ano”, estima.

Reforma Tributária

Quanto a reforma tributária, aprovada pelo Congresso no início deste mês, Gervásio Tanabe disse que a Abracorp acompanha de perto os desdobramentos para garantir que o setor de turismo e viagem seja beneficiado, assim como o setor cultural.

“A reforma tributária nos preocupa bastante e temos acompanhado de perto o que será decidido pelo Senado. A grande briga nossa é que apenas alguns setores, como a cultura, tiveram o benefício da redução, mas o do turismo, não. Nosso setor está intimamente conectado com o processo, fazemos a distribuição de hotelaria, locação, transporte aéreo e esse é um elo fundamental da cadeia de viagens. Vamos brigar muito de uma forma positiva para conseguirmos alguns benefícios”, afirmou.

Foto: reprodução