Altos Papos

As melhores datas para tirar férias em 2026: veja como emendar feriados

Se você já começou a olhar o calendário de 2026 para planejar as férias, boas notícias: o ano será generoso para quem deseja emendar com feriados.

Dos 10 feriados nacionais, sete cairão em segundas ou sextas-feiras, abrindo espaço para descansos prolongados. Além disso, datas estratégicas em terças e quintas possibilitam estender a folga com apenas um dia de “ponte”.

Com um bom planejamento, é possível transformar feriados isolados em pausas maiores. Em alguns casos, dá até para emendar férias com dois feriados prolongados, conquistando até seis dias extras sem descontar do saldo principal.

A legislação trabalhista permite emendar férias com feriados, desde que sejam respeitadas as regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), como a proibição de iniciar o período de férias nos dois dias que antecedem feriados ou o descanso semanal.

  • Carnaval — até 16 dias de descanso usando 10 dias de férias
    Sugestão: 
    18 a 27 de fevereiro
    Embora o Carnaval seja ponto facultativo, muitas empresas costumam liberar os dias. Quem negociar férias nesse período poderá emendar dois fins de semana, os dias de folia e ainda 10 dias de descanso oficial.
  • Sexta-feira Santa — até 17 dias de descanso usando 12 dias de férias
    Sugestão: 
    6 a 17 de abril
    Com 12 dias de férias combinados com o feriado religioso e dois fins de semana, dá para garantir mais de duas semanas de folga.
  • Dia do Trabalhador — até 17 dias de descanso usando 12 dias de férias
    Sugestão: 
    4 a 15 de maio
    O feriado de 1º de Maio cai numa sexta-feira. Ao emendar as férias logo depois, é possível aproveitar dois fins de semana e somar até 17 dias de folga.
  •  Independência do Brasil — até 16 dias usando 11 dias de férias
    Sugestão:
     8 a 18 de setembro
    O feriado de 7 de setembro cai numa segunda-feira. Com férias encaixadas e dois fins de semana, o descanso pode render até 16 dias.
  • Nossa Senhora Aparecida até Finados — até 24 dias de descanso usando 18 dias de férias
    Sugestão:
     13 a 30 de outubro
    O feriado de 12 de outubro (segunda-feira) pode ser o início de uma folga que vai até antes de 2 de novembro (domingo). É uma boa opção para quem deseja viajar para fora do país ou descansar por mais tempo.
  • Finados + Consciência Negra — até 23 dias de descanso usando 17 dias de férias
    Sugestão: 
    31 de outubro a 22 de novembro
    Ao combinar os feriados de 2 de novembro (domingo) e 20 de novembro (quinta-feira), é possível garantir um dos períodos mais vantajosos do segundo semestre.
  • Natal e Ano Novo — pausa prolongada no fim de ano
    Tanto o Natal quanto a Confraternização Nacional caem em sextas-feiras, o que facilita a criação de um recesso prolongado no final do ano.

Antes de marcar as férias, é importante lembrar algumas regras da CLT — e não são poucas. Por exemplo, existe um limite mínimo de dias para o descanso. Assim, quem pretende pedir apenas quatro dias para emendar com um feriado não conseguirá.

Mesmo quem deseja vender parte das férias para receber um dinheiro extra deve respeitar o limite máximo permitido por lei.

Por g1

Foto: Divulgação