Altos Papos

Bolsonaro sinaliza que candidato a vice-presidente pode ser Mourão

O presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu no domingo os bastidores políticos ao sinalizar que o atual vice, general Hamilton Mourão (PRTB), pode ser novamente seu companheiro de chapa em 2022. “A gente vai ver como é que fica ano que vem. Tem pessoas que querem ser vice, é normal. Eu vou escolher um vice sim, pode ser até o próprio Mourão, mas um vice que agregue, tenha conhecimento de Brasil, ajude”, disse Bolsonaro, em entrevista a afiliada do SBT, em Santos, no litoral paulista.

Após se filiar ao PL, em 30 de novembro, Bolsonaro iniciou a avaliar o perfil para compor a candidatura a reeleição. Até então, a tendência era de escolha de um membro do PP ou alguém pessoalmente próximo do presidente. Mourão articula já uma candidatura ao Senado.

Entre os nomes já levantados ao cargo, estão o de outro militar, como o ministro da Defesa Walter Braga Netto, por ser apontado como alguém de confiança do presidente. Também já considerou se aliar a um evangélico, uma mulher ou “alguém de Minas”, estado com o segundo maior colégio eleitoral do país.

Mourão não preenche nenhuma destas características, mas vem se reaproximando do presidente – que deve apoiá-lo em uma busca pela senatoria -, evitando entrar externar opiniões conflitantes com o titular do Palácio do Planalto. Com informações de O Globo.