Altos Papos

Brasil é o 2° país que fica mais tempo no celular ou em outros eletrônicos, aponta pesquisa

Uma pesquisa internacional feita por um site de tecnologia mostrou que os brasileiros são praticamente recordistas em tempo conectado a telas de celulares ou outros eletrônicos. Por aqui, a população fica em média nove horas e meia por dia utilizando esses aparelhos.

O número assusta bastante, e só não é maior que o da África do Sul. Em 2022, Brasil ocupava o mesmo posto no mundo. Curiosamente, o Japão, país que é considerado dos mais avançados em tecnologia, vê a população utilizar celulares por 1/3 do tempo que os brasileiros utilizam.

Os motivos são muitos. Os jovens, por exemplo, começam o uso com os estudos e terminam por utilizar as redes sociais. Entre adultos, por sua vez, o trabalho costuma ser o principal motivo.

A neuropsicóloga Joana Heim explicou que o uso das telas pode passar a ser problemático com o passar do tempo e o aumento das horas conectado.

“Entendo que pelo meu uso saudável eu estou conseguindo coordenar o meu comportamento durante o meu dia a dia sem prejuízo em nenhuma das ordens. No uso problemático existe ali uma dependência”, explicou.

Por G1

Foto: Getty Images/Uol