Altos Papos

“Retorno do Brasil à África”, diz Lula sobre acordos de cooperação com a Angola

O presidente Lula (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (25), da assinatura de acordos de cooperação com Angola. Segundo o mandatário brasileiro, as medidas representam um “retorno do Brasil à África”.

A declaração foi feita ao lado do presidente angolano, João Lourenço. Ao menos sete compromissos foram selados por ambos os governos. Ainda durante o discurso, o petista disse que “nos últimos anos, o Brasil tratou os países africanos com indiferença”, e que pretende “corrigir esses erros”. Os acordos assinados pelos dois países preveem cooperação em áreas como saúde, educação, turismo, indústria, e ciência e tecnologia. Confira abaixo:

Acordo sobre o exercício de atividades remuneradas por dependentes de diplomatas e militares que prestam serviços nos países; memorando de entendimento entre governos de Angola e Brasil para cooperação no setor do turismo sustentável; projeto de cooperação entre os ministérios da Saúde dos países para diagnóstico e tratamento da hanseníase.

Memorando de entendimento sobre cooperação agrícola entre os ministérios da Agricultura brasileiro e angolano; projeto de cooperação “Escola de Todos”, para o estabelecimento da terceira fase do programa; memorando sobre apoio a micro e pequenas empresas, assinado pelo Sebrae com o instituto angolano correspondente; memorando sobre promoção da exportação entre as agências do setor dos dois países.

Por Metro1

Foto:  Ricardo Stuckert/Presidência da República