Altos Papos

Brasileiros em Israel embarcam em 1º voo de resgate da FAB

O grupo de brasileiros que chegou pela manhã desta terça-feira (10) ao aeroporto de Tel Aviv, em Israel, embarcou no início da tarde no primeiro voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil. O voo, que faz parte da operação de repatriação de brasileiros que estão na área de conflito em Israel e na Palestina, estava previsto para sair de Tel Aviv às 19h [13h no horário de Brasília], com chegada em Brasília na madrugada desta quarta-feira (11).

Três moradores de Sorocaba (SP) estão entre os brasileiros: Mirian Duarte da Silva, Romeu Barbosa da Silva Junior e Mara Gleyde. Eles fazem parte de um grupo de 11 turistas brasileiros que foi a Israel para celebrar uma festa religiosa – e foram surpreendidos pelos ataques do Hamas.

O grupo estava hospedado ao lado de um hotel militar, em Jerusalém, e não conseguia passagem para retornar ao Brasil. Mirian registrou em vídeo o momento em que os brasileiros, cantando o hino nacional, estão em fila entrando na aeronave.

“Pessoal, nós estamos em uma alegria só, porque nós estamos aqui no avião da FAB. É uma bênção, o pessoal é muito amoroso. A gente está se sentindo tranquilo. A gente sabe que ainda tem uma jornada, 14 horas de voo até Brasília, mas Deus está conosco e nós estamos muito felizes. Parece que realmente agora a gente vai poder descansar um pouco”, disse Miriam logo após o embarque.

“Muito obrigada por todos vocês que nos ajudaram, que divulgaram para poder estar fazendo esse primeiro resgate aqui de Brasileiros. Somos mais de 250 pessoas nesse avião e todos com esse sentimento. Amamos Israel, mas neste momento não dá para ficar aqui. Temos que voltar para o nosso país. Muito obrigada por tudo”, completa.

Em outras imagens, Mirian mostra as grandes filas que se formaram no aeroporto israelense.

“Conseguimos chegar […] Foi difícil. Muitos brasileiros aqui, todos na mesma expectativa de estar voltando para o Brasil. Já estamos no aeroporto”, disse Mirian, logo que chegou ao aeroporto, em vídeo enviado ao filho no Brasil.

“E agora estamos aqui já no aeroporto, provavelmente o voo vai ser só às 19h aqui de Tel Aviv [13h no horário de Brasília], e nós estamos aguardando. Tem todo um trâmite normal, mas graças a Deus nós já estamos aqui”, completa.

A FAB informou que a primeira das seis aeronaves usadas na operação de repatriação é um modelo KC-30, com capacidade para cerca de 210 passageiros. O voo pousou no Aeroporto Ben-Gurion às 15h41 no horário local (9h41 no horário de Brasília).

Mateus, filho do casal Mirian e Romeu, contou ao g1 na segunda-feira (9) que os pais e os tios saíram de Sorocaba e viajaram para o país em um grupo de 11 pessoas. O retorno ao país seria nesta segunda-feira, mas foi adiado por conta dos conflitos.

“Eu estou muito feliz. Nossa, não tenho nem palavras porque, graças a Deus, eles estão embarcando no avião. Acho que uma boa etapa do que a gente precisava foi feita. Agora a gente precisa que eles saiam do espaço aéreo, de Israel, mas, graças a Deus a gente está começando a aliviar respirado”, disse Mateus logo após saber do embarque dos pais.

Por G1

Foto: Reprodução/GloboNews