Altos Papos

Comerciantes se mobilizam contra retirada de barracas para construção de shopping na região do Feiraguay

Um grupo de comerciantes informais têm se mobilizado, nas últimas horas, para tentar impedir a ação da Prefeitura de Feira de Santana em retirar barracas instaladas na praça Presidente Médici, no Feiraguay. No local, está sendo construindo um novo shopping popular.

Juracy Oliveira Brandão, que tem um estabelecimento comercial há 35 anos nessa área, afirmou ao Portal Altos Papos nunca ter sido procurado pelo município para tratar sobre o assunto. Mas que nesta segunda-feira, 9, foi surpreendido com uma ordem de despejo da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para ser cumprida no prazo de 48 horas.

“O próprio funcionário da prefeitura disse que ela doou esse espaço aqui para a empresa que vai construir o shopping. Que construa, mas que olhe a vida da gente porque isso está causando um grande pânico para nós comerciantes e toda a família que depende disso aqui. É preciso que as autoridades competentes analisem esses fatos e saibam dialogar, tratar as pessoas, porque estão querendo fazer da gente como se fosse um inseto, sair daqui dedetizado. É absurdo, é desumano uma situação dessa”, criticou.

De acordo com o advogado Albino Brandão, que representa a categoria, caso a situação não seja resolvida administrativamente, a Justiça será acionada a favor dos comerciantes.

“Eles[comerciantes] não se opõem à retirada, querem dialogar com a prefeitura para que seja explicado para onde serão realocados e qual será o prazo. Porque esse prazo de 48 horas não é razoável e precisam de um prazo justo. A minha tentativa aqui é resolver administrativamente através do diálogo para depois, se não for solucionado, entrar com uma medida judicial cabível“, explicou.

Foto: Jorge Magalhães