A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta quarta-feira (1º) uma série de mudanças que alteram de maneira importante o calendário do futebol brasileiro para o quadriênio 2026-2029.
Sob o novo formato, os campeonatos estaduais serão reduzidos, passando de 16 datas em 2025 para 11 a partir da próxima temporada, com manutenção do período de duração de 11 de janeiro a 8 de março.
Já o Campeonato Brasileiro passará a ser disputado ao longo de todo o ano, entre 28 de janeiro e 2 de dezembro, com a pausa para a Copa do Mundo, entre 11 de junho e 19 de julho, seguindo o formato de disputa por pontos corridos.
A Copa do Brasil, por sua vez, terá final em jogo único, em vez de jogos de ida e volta, com um aumento de 92 para 126 clubes em 2026, passando para 128 em 2027. O número de partidas passará de 122 para 155 jogos, com o início da competição em 18 de fevereiro e a final em 6 de dezembro.
Os clubes da Série A passam a entrar no torneio a partir de uma nova quinta fase que estreia na próxima edição, a última antes das oitavas de final, com a liberação de uma a três datas em relação à temporada atual.
Presidente da CBF, Samir Xaud disse que as mudanças têm como objetivo reduzir a carga de jogos dos times da elite, “que hoje enfrentam uma maratona exaustiva ao longo do ano”, e ampliar a oportunidade em competições nacionais para equipes que passam meses inativas no calendário atual.
Segundo dados apresentados pela CBF, os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro disputaram, em média, 67,4 partidas em 2024, equipes de elite de outras ligas fizeram 57,2 jogos.
No entanto, dos 882 clubes registrados na CBF, atualmente apenas 124 disputam as quatro séries do Campeonato Brasileiro, o que corresponde a 14% das equipes com calendário nacional.
“É uma questão de justiça esportiva, de desenvolvimento sustentável e equilíbrio”, afirmou o dirigente. “Tivemos que cortar na própria carne. Acredito que foi a melhor escolha e que vamos futuramente colher os frutos.”
Conforme a CBF, com as alterações, os clubes da Série A vão experimentar uma redução de até 15% no número de partidas por temporada, com um aumento de 26% em clubes com divisão nacional, além da criação de 8a novas vagas para competições organizadas pela entidade.
Diretor de competições da CBF, Julio Avellar acrescentou que o aumento de datas tomadas por competições internacionais sob novas configurações organizadas pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) e pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) ao longo dos últimos anos também contribuiu para a concepção do novo calendário.
“No que diz respeito aos clubes da série A, o calendário do futebol brasileiro é fazer um elefante caber numa casinha de cachorro. Se tornou insustentável”, afirmou Avellar.
A CBF anunciou também uma nova competição no calendário, a Copa Sul-Sudeste, com 12 clubes e 42 partidas, com a realização do torneio entre 25 de março e 7 de junho.
Equipes que estejam disputando competições da Conmebol não participarão do novo regional, que terá como critério de elegibilidade a classificação nos estaduais.
Presidente do Palmeiras, Leila Pereira deu seu apoio às mudanças apresentadas pela CBF.
“Palmeiras concorda com as mudanças no calendário divulgadas pela CBF, a começar pela redução de todos os estaduais para 11 datas, incluindo o Campeonato Paulista. Soluções difíceis exigem decisões difíceis”, afirmou a mandatária.
“A CBF deu hoje um passo muito importante para que tenhamos, em um futuro próximo, um calendário ainda melhor, que respeite plenamente a integridade dos atletas e valorize o futebol brasileiro em cada uma de suas particularidades”, acrescentou a presidente do Palmeiras.
Xaud afirmou também nesta quarta que as regras sobre o fair play financeiro a ser implantado no futebol brasileiro serão divulgadas em novembro.
A sustentabilidade financeira é “passo essencial para garantir mais equilíbrio e responsabilidade na gestão dos clubes”, disse o dirigente. “Queremos construir um ecossistema sustentável para todos, controlando gastos, reduzindo dívidas e criando um ambiente saudável para o futebol brasileiro.”
Como fica o calendário do futebol Brasileiro
Estaduais
> Início: 11.jan
> Término: 8.mar
> Máximo de 11 datas
Copa do Brasil
> Início: 18.fev
> Término: 6.dez
> Final em jogo único –será o último jogo do ano no Brasil
> Aumento de 92 para 126 clubes em 2026 (128 em 2027)
> Aumento de 122 para 155 partidas
Quem disputará a Copa do Brasil?
- 20 clubes da Série A
- Campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde, Série C e Série D
- 102 vagas para os clubes que disputam estaduais, conforme ranking da federação
Série A
> Início: 28.jan
> Término: 2.dez
> Segue em pontos corridos
Série B
> Início: 21.fev
> Término: 28.nov
> Segue em pontos corridos
Série C
> Início: 5.abr
> Término: 25.out
> 20 clubes em 2026, 24 em 2027 e 28 em 2028
> Caem 2 em 2026 e 2027 e 6 em 2028
> Formato muda para 2 grupos de 14 clubes em 2028
Série D
> Início: 5.abr
> Término: 13.set
> Aumento de 64 para 96 clube
Copa do Nordeste
> Início: 25.mar
>Término: 7.jun
> Aumento de 16 para 20 times
> Clubes que disputam torneios da Conmebol não participam
Copa Verde
> Início: 25.mar
>Término: 7.jun
> Clubes que disputam torneios da Conmebol não participam
Copa Sul-Sudeste
> Início: 25.mar
>Término: 7.jun
> 12 times
> Clubes que disputam torneios da Conmebol não participam
Por Folha de SP
Foto: Reprodução
Por g1