Militante da luta antirracista desde a década de 1980, quando ainda era estudante da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Carlos Alberto da Costa Rocha, ou simplesmente Frei Cal, tem buscado cada vez mais ser uma voz ativa desta causa também no rádio, onde apresenta há 11 anos o programa “Sociedade e Você”, aos sábados à tarde, na Rádio Sociedade News FM, em Feira de Santana.
Na edição especial do Altos Papos – Novembro Negro, Frei Cal destacou que tem buscado abordar as pautas como forma de conscientização, a exemplo do Afro Conecta, um evento idealizado por ele que celebra e promove a Consciência Negra, comemorada nesta quarta-feira, 20, feriado nacional pela primeira vez na história.
“Eu venho de uma caminhada na questão racial desde 1986. Comecei por Salvador, participando de muitos encontros. Hoje, esse trabalho ganhou outro estilo e é muito voltado também para a questão educacional nas escolas. Isso tudo é fruto da luta dos movimentos negros no país, que conseguiram motivar a sociedade, criar leis, inclusive, para que o sistema educacional pudesse discutir e tratar dessa temática não só afro-brasileira, mas também a indígena, dos povos originários. Quando assumi o programa na Rádio Sociedade, em 2013, eu criei pra mim essa obrigação de, através dos microfones, levar esse processo educacional [antirracista] de uma forma que atingisse o maior número de pessoas e tenho percebido o efeito disso. As pessoas me encontram no dia a dia pelas ruas da cidade e falam justamente do que a gente aborda dentro do nosso horário voltado para questão racial”, afirmou.