A Prefeitura de Feira de Santana vai promover, nesta quinta‑feira, 25, um curso gratuito de direção defensiva. O evento acontece das 8h às 13h, no Centro de Convenções, localizado na Rua Tunimbás, bairro São João e é voltado para motoristas, motociclistas, mototaxistas, entregadores e condutores de aplicativos.
As inscrições devem ser feitas pelo site. Além do curso, o público terá acesso a serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial e glicemia e consultas oftalmológicas.
De acordo com a prefeitura, a iniciativa faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e tem o objetivo de reforçar a importância da segurança viária para profissionais diariamente.
A ação é promovida pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) e entidades representativas, como o Sincaap-BA.
9º lugar em ranking nacional de segurança viária
A Bahia ficou em 9º lugar no ranking nacional de segurança viária, segundo levantamento divulgado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
O indicador utilizado foi o Indicadores Rodoviários Integrados de Segurança (IRIS), que leva em consideração critérios como quantidade de infrações, condições das rodovias, registros de acidentes e ações de fiscalização. A Bahia alcançou 2,71 pontos de um total de cinco possíveis.
O estudo analisou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal (DF), que aparece como o local mais seguro para dirigir no país.
Apesar de estar abaixo da média de estados do Sul e do Sudeste, o desempenho baiano foi melhor que o de regiões como Norte e parte do Nordeste. O Amazonas, por exemplo, obteve a pior nota do país (1,86), seguido pelo Pará (2,14) e por Amapá, Maranhão e Roraima (2,29 cada).
O levantamento também analisou a Gestão da Segurança no Trânsito, que avalia pontos como governança viária, integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), qualidade dos dados do Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Trânsito (Renaest) e transparência dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran).
Nesse recorte, a Bahia aparece entre os piores desempenhos do país, com nota 1,7, bem distante do Distrito Federal, que lidera com 10 pontos, e de São Paulo, com 8,1.
Por g1
Foto: ACM