Em entrevista ao programa Altos Papos nesta quinta-feira, 31, a nutróloga do Departamento de Oncologia e Hematologia do Hospital Israelita Albert Einstein, Andrea Pereira, alertou para o fato de que dietas prontas não funcionam do mesmo jeito em diferentes organismos.
“60% da população está acima do peso, e a gente tem, mais ou menos, 26% das pessoas com obesidade, então todo ano surgem promessas milagrosas. […] A dieta é uma coisa individual, então quando você tem uma dieta que promete emagrecer todo mundo da mesma forma, já é algo para você desconfiar, […] não existe dieta, nem alimento milagroso para perder peso”, afirmou.
A nutróloga comentou que dietas como low carb, dieta do chá verde, e até a dieta do limão podem trazer benefícios desde que não sejam usados de modo radical. Já o uso de sal amargo ou vinagre de maçã para limpeza intestinal, por exemplo, segundo ela, não são indicados pois podem agredir o intestino. Por isso, recomenda-se para esta finalidade o consumo de alimentos com frutas, verduras, legumes e produtos integrais.
Andrea Pereira explicou ainda que é importante acompanhamento profissional. “É preciso procurar um profissional de saúde, para ver se a pessoa tem algum problema de saúde que impossibilite uma dieta, […] fazer um check-up, ver se está tudo ok, […] nao usar a dieta de um amigo, de um vizinho, de parente, porque aquela dieta funcionou para ele e não quer dizer que vai funcionar para você. O ideal é a gente emagrecer com saúde”, disse.