Altos Papos

Ebony detona Baco e outros rappers em faixa; entenda a onda de tretas musicais

Ocasionalmente, artistas do universo musical acabam trocando farpas por meio de suas obras, seja direta ou indiretamente e até mesmo se forem de diferentes gêneros de música. Para resumir as “tretas musicais”, é comum o uso de “diss”, abreviatura do termo em inglês disrespect (“desrespeito”, em tradução livre).

Comumente, o termo “diss track” (ou música de desrespeito, em tradução literal) é frequentemente associado à palavra “track”. Esse conceito ganhou notoriedade durante a década de 1990, considerada uma espécie de “era de ouro” do Rap nos Estados Unidos.

Resgatando as trocas de ofensas como nos tempos de Tupac e Notorious B.I.G, a rapper brasileira Ebony lançou uma diss para fãs do Rap Nacional e alguns artistas da cena, citando nomes como BK, Filipe Ret, Baco Exu do Blues, Orochi, Puterrier, Kyan, Major RD e mais.

Intitulada “Espero Que Entendam”, a música foi produzida por Larinhx e está disponível no canal do YouTube da artista. O lançamento esteve entre os assuntos mais comentados da rede social “X”, antigo Twitter, desta quarta-feira, 15.

Na letra, além de citar Baco Exu do Blues, ela jogou um shade ao citar as parcerias dele com a cantora Luísa Sonza:

“Soube que o Baco disse que eu sou superestimada por ser sudestina; 

Mas me botou nos melhores pra eu ver a rotina

No início achei que era onda

Aí ele foi e fez um feat. com a Luísa Sonza

P*rra, vida, por favor, se manca, sustenta tua banca

Eu nem sou tua namorada e me trocou por branca”

Na rede social, a artista publicou um tweet e comentou sobre rivalidade feminina dentro da cena musical. “Meu mano eu não compito com mulheres. Eu quero bater os números masculinos, eu compito com homens. Quero que percebam logo que minha caneta é melhor que a deles. BK, Borges, Major, Ret, L7, Djonga, Xamã, adoro vocês, mas vou matar todos. Espero que entendam”, escreveu

Após a repercussão do lançamento, Ebony voltou a fazer uma nova publicação para os fãs do gênero Rap Nacional. “Esses meninos fãs de rap tudo tem pai ausente porque os rapper que eles gostam não estão nem aí pra eles. O dia que eles vierem pro pop [e] ter uma MÃE eles vão entender o que eu tô falando”, disse.

No final da letra, ela diz que gosta de todos os rappers que citou na música, mas que o que está fazendo é “necessário”. “Não vou deixar com que homens limitem qual tamanho as mulheres podem chegar”, finaliza.

Abaixo, confira a nova música da Ebony:

Por CNN Brasil

Foto: reprodução/Instagram