Altos Papos

Especialista em tontura alerta: “a verdadeira labirintite é extremamente rara”

Talvez você não saiba, mas nem toda tontura é sinal de labirintite. Aliás, essa inflamação do labirinto (região interna do ouvido ligada à audição) é, conforme explicou no Altos Papos a otorrinolaringologista e especialista em tontura, Lorena Mascarenhas, do Hospital Otorrinos, considerada “extremamente rara”.

“A labirintite é apenas uma das inúmeras causas de tontura, que podem acometer o labirinto. A ‘verdadeira’ labirintite é um processo infeccioso dessa estrutura, geralmente causado por vírus ou bactérias, como consequência de complicações da meningite ou de uma otite. O paciente apresenta uma tontura muito intensa, acompanhada de enjoo e perda auditiva. Porém, essa forma de labirintite é extremamente rara”, afirmou.

Ainda, segundo a médica, a causa mais comum de tontura é a chamada ‘tontura dos cristais’, conhecida como Vertigem Posicional Paroxística Benigna (VPPB).

“Essa tontura ocorre devido ao deslocamento de cristais localizados dentro do labirinto. O paciente, geralmente, relata uma sensação de tudo estar girando em situações como, por exemplo, deitar, levantar, girar na cama ou olhar para cima, ao estender roupas no varal ou pegar algo no armário”, detalhou.

Texto produzido pelo estagiário de jornalismo Rafael Carvalho, sob supervisão do jornalista Taiuri Reis
Foto: Rafael Carvalho/Altos Papos