Altos Papos

Reduflação: empresas encolhem produtos para aumentar lucro e afetam poder de compra do consumidor, aponta IBPT

A reduflação é a redução do tamanho ou quantidade de produtos disponíveis para compra sem impactar significativamente no preço. Segundo o gerente de projetos do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), Alcyr de Castro, trata-se de uma estratégia para aumentar a lucratividade das empresas prejudicando o consumidor.

“Reduflação vem do termo em inglês Shrinkflation. Ela começou lá em 1960 nos Estados Unidos como uma estratégia de aumentar a margem da indústria. Cada vez mais a indústria está usando desses artifícios e de outros para que, de uma certa forma, aumentem a sua lucratividade e que, por sua vez, acaba lesando o consumidor”, declarou Alcyr.

Segundo o gerente, o Código de Defesa do Consumidor obriga os fabricantes a informar a redução de tamanho ou quantidade dos produtos por um período de seis meses. No entanto, foi observada a ocorrência de uma prática chamada “reduflação indireta”.

“Ela está justamente naqueles produtos, por exemplo, que trazem 25% grátis e embalagem família. Às vezes uma promoção que está em um produto de limpeza, a qualquer momento o fabricante pode tirar essa embalagem promocional e o produto permanecer no mesmo valor”, explicou.

Alcyr de Castro alerta sobre a necessidade de cobrar dos representantes políticos para a fiscalizar os fabricantes. O gerente recomenda que a população procure por marcas que se preocupem com o consumidor e que casos indevidos de redução de produtos sejam denunciados ao PROCON.

Por Marcus Matos

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil