Altos Papos

Feira de Santana: vereador cria projeto para retirada da vidraça do plenário da Câmara

O Vereador Silvio Dias afirmou nesta terça-feira, 17, na Câmara Municipal de Feira de Santana que vai retomar uma discussão sobre a retirada da vidraça que separa o Plenário da Galeria. Através do projeto de resolução 744/2022 que ainda não entrou em discussão na Casa Legislativa, o vereador propõe uma mudança no regimento interno da câmara.

“A separação dos espaços atenta diretamente contra o Princípio Constitucional da Publicidade. Além de reduzir a transparência dos atos parlamentares e funcionar como segregação do povo, essa vidraça é totalmente desnecessária diante da série de medidas já estabelecidas no regimento interno com o intuito de tornar tranquilo os trabalhos desta Casa.”, afirma.

O vereador observa ainda que o uso deste de vidraças que separam as autoridades e o povo, nos órgãos legislativos do país, não é comum e a existência desse obstáculo reforça questões como exclusão e discriminação com o público que acompanham as sessões. Segundo Dias, a proposta já havia sido apresentada à Câmara em 2007, pelo vereador Marialvo Barreto.