Altos Papos

Greve na Uefs: ‘governo do estado respeita a autonomia universitária’, diz secretária de Educação

O movimento grevista realizado por estudantes na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) completou 21 dias, nesta sexta-feira (27), sem previsão de término. Alvo de algumas reivindicações dos estudantes, a secretária de Educação do Estado, Adélia Pinheiro, afirmou ao programa Altos Papos que o governo estadual apoia plenamente a autonomia universitária nas negociações e mantém diálogo constante com a reitora da instituição. 

“Nós do Governo do Estado e da Secretaria de Educação respeitamos a autonomia universitária e estamos no apoio à gestão, administração superior. Uma reitora mulher recentemente e democraticamente eleita. Nós mantemos um diálogo permanente com a reitora Amali Mussi, e estamos sempre no buscando as soluções que são demandadas pela universidade”, afirmou. 

Os estudantes da Uefs possuem uma série de reivindicações, entre elas, a ampliação do orçamento estadual destinado às universidades do estado, esse aumento sairia de 5% para 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) do governo estadual. 

“O estado da Bahia tem quatro universidades estaduais e uma só não fala por quatro. Destinamos às universidades, no ano de 2023, um orçamento que ultrapassa dois bilhões e corresponde a 5% da RLI do estado. Há uma bandeira levantada pelo movimento estudantil para o aumento desse percentual de orçamento, mas essa é uma questão que, nesse momento, o orçamento das universidades vem sendo operado e executado pelas quatro reitorias, e pela reitoria da Uefs na plenitude da sua autonomia universitária”, argumenta.

Foto: Júlia Barreto