O primeiro dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus por suposta tentativa de golpe de Estado ganhou destaque na imprensa internacional.
O Washington Post — principal jornal da capital americana — destacou em seu título: “Juiz brasileiro abre julgamento de Bolsonaro com provocação a Trump”, em referência ao presidente dos Estados Unidos.
“O juiz Alexandre de Moraes, um dos principais alvos de Trump, não citou Trump ou os EUA, mas falou de uma tentativa de ‘outro Estado estrangeiro’ de interferir no processo”, escreveu o jornal americano, destacando as falas do ministro sobre a soberania e a independência do Judiciário brasileiro.
O Washington Post destacou que o julgamento acontece no “prédio modernista que foi danificado pelos apoiadores [de Bolsonaro] que invadiram a capital em 8 de janeiro de 2023, uma semana após a posse de Lula” e que esse evento “ecoou a tentativa de apoiadores de Trump de interferir na certificação da vitória do presidente Joe Biden em 2020, no Capitólio dos EUA, em 6 de janeiro de 2021”.
A agência de notícias Reuters também destacou as falas de Moraes que fazem referência indireta aos EUA.
“Supremo Tribunal Federal rejeita pressão de Trump enquanto julgamento de golpe de Bolsonaro se aproxima do veredito”, diz a agência.
“A fase final do julgamento histórico do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Suprema Corte, acusado de planejar um golpe, começou na terça-feira, quando o juiz principal considerou o caso uma defesa da democracia diante dos ataques do presidente dos EUA, Donald Trump”, afirma a agência.
- Julgamento de Bolsonaro, dia 1: Moraes diz que STF não cederá a pressões, Gonet traz provas da trama golpista e defesas se manifestam
- Coação, impunidade, pacificação: os principais recados de Moraes na abertura do julgamento da trama golpista
- ‘Trump dos trópicos’, ‘plano sinistro’, e ‘trompetista pronto’: o 1º dia do julgamento de Bolsonaro na imprensa internacional
Foto: EPA via BBC
Por g1