Altos Papos

Inchaço da próstata não é sintoma comum de câncer; doença é silenciosa em estágios iniciais, diz urologista

Em entrevista ao programa Altos Papos, nesta quinta-feira, 3, o urologista Carlos Alberto Amorim destaca que exames de rotina são fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, já que a doença se desenvolve silenciosamente, em estágio inicial.

“Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Em 95% dos pacientes que têm sintomatologia por câncer de próstata, a doença já está em uma fase avançada. O que precisa ser feito é tentar preveni-lo. E para se prevenir, é necessário procurá-lo. A partir dos 45 anos, se você tiver um fator de risco, faça exames. Para quem não tem fator de risco, é indicado fazer o rastreamento aos 50 anos.”, explica.  

O médico, que também coordena o setor de urologia na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM)  de Feira de Santana,  explica que é comum pacientes confundirem o inchaço da próstata  com  sintoma de câncer.  

“Apesar do câncer, em alguns casos, aumentar o tamanho da próstata, o problema mais comum é a hiperplasia prostática benigna, que é o crescimento da glândula. E esse problema causa sintomas urinários. Muitas vezes os homens procuram o médico por conta desses sintomas que, na verdade, não é sintoma de câncer de próstata.”, afirma.