Altos Papos

Israel mata chefe do Hamas que planejou o ataque terrorista de 7 de outubro

Autoridades israelenses afirmaram nesta quinta-feira (17) que mataram o número 1 do Hamas, Yahya Sinwar, de acordo com o ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz.

“O assassino em massa Yahya Sinwar, responsável pelo massacre e atrocidades de 7 de outubro, foi morto hoje por soldados das FDI”, disse Katz em comunicado.

Segundo Israel, soldados mataram três integrantes do Hamas durante um confronto por terra em Gaza. O Exército israelense diz que realizou testes de DNA e de compatibilidade de arcada dentária para confirmar a identidade.

Mais cedo, fontes do Hamas disseram à agência de notícias Reuters que “indicações sugerem que Sinwar foi morto em um operação de Israel em Gaza”.

Os terroristas mortos por Israel trocaram tiros com soldados israelenses e do Hamas em uma residência em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Pela manhã, redes de TV israelenses disseram, citando membros do gabinete de segurança de Israel , que “é muito provável” que Sinwar esteja morto.

Sinwar é considerado um dos principais mentores dos atentados terroristas de 7 de outubro de 2023 em Israel, que deixaram cerca de 1.200 mortos. Israel o havia jurado de morte dias após o ataque.

Nesta quinta, um ataque de Israel a uma escola que abriga deslocados em Jabalia, na Faixa de Gaza deixou 28 mortos, segundo o Ministério da Saúde local, controlado pelo Hamas. O grupo nega que o local seja usado para fins de combate.

Por g1

Foto: REUTERS/Mohammed Salem/File Photo