O Itamaraty confirmou nesta quinta-feira (9) que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, devem se reunir em breve, em Washington, para tratar da taxação extra imposta a produtos brasileiros exportados para os EUA. O encontro foi acertado após uma conversa telefônica entre os dois chanceleres, segundo nota divulgada pelo governo brasileiro.
De acordo com o comunicado, após um “diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral”, as equipes técnicas dos dois países também manterão reuniões na capital norte-americana para discutir os impactos econômicos das novas tarifas. Marco Rubio convidou Vieira para integrar a delegação brasileira e participar pessoalmente da reunião.
A iniciativa dá sequência à conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, realizada por videoconferência na segunda-feira (6), quando decidiram intensificar o diálogo comercial. Trump nomeou Rubio como responsável pelas tratativas e trocou contatos com Lula para facilitar uma comunicação direta.
O tarifaço, que afeta produtos como café, frutas e carnes, começou com uma taxa de 10% em abril e foi ampliado para 40% em agosto, como retaliação a decisões do governo brasileiro que, segundo Trump, prejudicam empresas americanas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou que o Brasil vai apresentar argumentos econômicos para reverter as medidas, destacando que elas estão encarecendo o custo de vida nos EUA.
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Por: Metro1