Bastaram três dias de evento nos Jogos de Paris para Gabriel Medina voar sobre as ondas, marcar a foto mais famosa do surf – viral no Brasil e no mundo – e disparar nas redes sociais: o surfista ganhou mais de 1,4 milhão de seguidores desde o início das Olimpíadas.
Maior parte deles se deve justamente à icônica foto registrada pelo fotógrafo francês Jerome Broulliet no início da semana, compartilhada por milhões nas redes sociais, entre fãs e até personalidades famosas, como o piloto Lewis Hamilton.
A foto foi feita durante a bateria disputada entre Gabriel Medina e o japonês Kanoa Igarashi. Naquele momento exato, o brasileiro havia terminado o movimento que resultou na nota mais alta dos Jogos Olímpicos: 9,90 (veja a onda no vídeo abaixo).
Havia sumido entre as águas do tubo, saiu com o 10 nas mãos pedindo nota máxima e seguida saltou com a prancha mostrando o número 1.
“Estou fazendo o que amo. É apenas mais uma foto. Eu tive a chance, havia dez no barco”, disse o francês, que em pouco tempo recebeu também uma invasão brasileira em sua conta no Instagram.
Para efeitos de comparação, o brasileiro Italo Ferreira ganhou 1,3 milhão de novos seguidores nas Olimpíadas de Tóquio. Porém isso na somatória do início dos Jogos até a conquista do ouro.
Medina, por sua vez, avançou agora para fazer um duelo brasileiro nas quartas de final contra João Chianca, que venceu o marroquino Ramzi Boukhiam nas oitavas.
Por GE
Foto: Jerome Brouillet/ AFP via Getty Images.