Altos Papos

Ministro Flávio Dino anuncia que Delegacida da PF em Feira começa a funcionar em 45 dias

A Delegacia da Polícia Federal em Feira de Santana, solicitada pelo deputado federal Zé Neto (PT), começa a funcionar nos próximos 45 dias, garantiu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em visita à Bahia nesta quinta-feira, 5.

Ao assinar o termo autorizando a implantação da delegacia, o ministro, que estava acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues, de Zé Neto e representantes da área da segurança pública federal e estadual, destacou que agentes da PF estão sendo selecionados para atuar no novo equipamento.

“O doutor Andrei[Passos], que é o diretor-geral da Polícia Federal, já está selecionando os novos profissionais que vão acrescer ao contigente para configurar o efetivo dessa delegacia. Está providenciando também a parte de equipamentos, adaptação logística e o prazo é de 45 dias para que efetivamente o doutor Andrei, junto com nosso superintendente da PF aqui na Bahia, possam dar início ao trabalho dessa nova delegacia em Feira de Santana“, detalhou Flávio Dino ao Portal Altos Papos.

A chegada dessa Delegacia Regional à Feira, lembra Zé Neto, “é extremamente oportuna por beneficiar não só a cidade mas toda a região Nordeste, já que o município é o maior entroncamento rodoviário do país, além de ser um gargalo importante no setor logístico e no combate ao crime organizado”.

Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas, a implantação da delegacia no município é estratégica também para combater violações dos Direitos Humanos, já que Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia e faz parte do Território de Identidade Portal do Sertão, que engloba 17 municípios.

“A implantação de uma delegacia da polícia federal em Feira de Santana auxiliará bastante não apenas na repressão ao crime organizado mas também contribuirá para enfrentar graves violacoes de direitos humanos. A polícia federal tem um papel importante na repressão ao trabalho em condições análogas à escravidão, no enfrentamento à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes e ao trabalho infantil. Em todas essas frentes temos parcerias com a PF e consideramos que será oportuna a instalação desta delegacia regional”, disse Felipe Freitas.

De acordo com dados do disque 100, de janeiro a junho de 2023, em Feira, foram registradas 923 denúncias e 6.231 violações a grupos vulnerabilizados.

Foto: Stafanny Lopes