O Núcleo Regional de Saúde (NRS) recebeu no último sábado, 30, 4.600 doses da vacina Coronavac – necessárias para reabastecer 22 municípios do interior. Desse total, 2 mil são para Feira de Santana. Porém, o município não vai poder receber as vacinas de imediato porque ainda não conseguiu aplicar 75% das doses já recebidas para atender o público prioritário da primeira fase da vacinação.
Até a última sexta-feira, 29, Feira de Santana aplicou cerca de 55% das 16.999 doses das vacinas contra a Covid-19 recebidas pelo município. Para acelerar a imunização da população, a prefeitura vai realizar Drives Thru, a partir da próxima terça-feira, 2, e estima que consiga ultrapassar a faixa de 75% de doses aplicadas para que na quinta-feira, 4, inicie a vacinação entre idosos com mais de 90 anos.
O município disse através de nota que, diferente de outras cidades da região, o contingente de pessoas a serem vacinadas em Feira de Santana é grande e que a Secretaria Municipal de Saúde tem encontrado dificuldades porque os serviços de saúde não conseguem reunir todos os seus trabalhadores – que compõem o grupo prioritário desta primeira fase- o que tem gerado a necessidade das equipes de vacinação retornarem aos mesmos locais diversas vezes.
“Já ampliamos ainda mais as equipes volantes, estamos com 3 equipes vacinando diariamente na secretaria de saúde e iremos disponibilizar Drives Thru a partir da terça-feira. São medidas tomadas para tentar acelerar ainda mais a nossa vacinação”, explicou.
Assim como Feira de Santana, outros municípios da região não conseguiram aplicar 75% das doses recebidas. São eles: Antônio Cardoso, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Irará, Tanquinho, Candeal e São Gonçalo dos Campos. As doses previstas para serem encaminhadas para esses municípios permanecem armazenadas no NRS.