Altos Papos

Pacheco diz que ‘não ser razoável’ proibir todas as operações contra parlamentares no Congresso

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou, nesta quarta-feira (28), não ser “razoável” a proibição de operações de busca e apreensão contra deputados e senadores nas dependências do Congresso. 

O texto, que ficou conhecido como PEC da blindagem, foi proposto por integrantes da oposição que passaram a defender que o Congresso precisa dar aval a qualquer operação da Polícia Federal contra parlamentares.

“Não é razoável pensarmos a proibição de medidas cautelares contra qualquer tipo de segmento ou qualquer tipo de autoridade pública. Isso é um meio de investigação dado ao direito de quem investiga poder coletar provas[…] Uma proposta que extingue essa possibilidade eu acho muito difícil de avançar, especialmente por algum vício de constitucionalidade”, disse Pacheco em coletiva a jornalistas.

A iniciativa de elaboração da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) é do deputado Rodrigo Valadares (União Brasil-SE). O texto está em fase de coleta de assinaturas e ganhou apoio após ações da PF (Polícia Federal) nos gabinetes dos deputados Alexandre Ramagem e Carlos Jordy, ambos do PL do Rio de Janeiro, em investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal.

Por Metro1

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil