Altos Papos

Ponte na Índia desaba e deixa pelo menos 137 mortos

Uma ponte suspensa centenária desabou no estado de Gujarat, na Índia. Ao menos 137 pessoas morreram com o colapso da estrutura, registrado nesse domingo, 30.

Autoridades locais afirmaram haver cerca de 500 pessoas na ponte comemorando um festival, quando os cabos que sustentavam a estrutura cederam, fazendo com que ela desabasse no rio.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o desabamento:

P. Dekavadiya, comandante da polícia local, se pronunciou nesta segunda-feira, 31, e declarou que o saldo de mortos chegou a 137, incluindo cerca de 50 crianças, a menor delas de cinco anos.

“Vi a ponte desabar diante dos meus olhos”, disse uma testemunha que trabalhou durante a noite na tentativa de resgatar feridos. “Foi traumático quando uma mulher mostrou uma foto de sua filha e perguntou se eu a havia resgatado… Não consegui informar que a filha dela estava morta”

“Os cabos arrebentaram e a ponte caiu em um segundo. As pessoas caíram umas em cima das outras e no rio”, afirmou outra testemunha.

IRREGULARIDADES

A ponte que desabou tinha 233 metros de altura. Ela foi construída na era do mandato britânico e foi aberta ao público nesta semana, após meses de reparos.

A emissora NDTV informou que a ponte reabriu mesmo sem um certificado de segurança, e imagens de vídeo feitas no sábado, 29, mostravam a estrutura balançando.

As autoridades locais lançaram uma operação de resgate após o colapso com submarinos enviados para a área para encontrar os desaparecidos. Dezenas de soldados do Exército e da Marinha indianos participaram dos esforços coordenados.

Segundo as autoridades, o plano é fazer a água da barragem de controle parar e usar as bombas próximas para esvaziar o rio, acelerando, assim, a operação de busca.

O primeiro-ministro, Narendra Modi, que estava visitando Gujarat, anunciou uma indenização para as famílias das vítimas e dos feridos no acidente. Ele pediu a “mobilização urgente de equipes para resgate”.

“Muito raramente senti tanta dor em toda a minha vida”, disse o primeiro-ministro.

Os acidentes em infraestruturas, incluindo pontes, são comuns na Índia por serem construções antigas e pela falta de manutenção.

Por Diário do Nordeste

Foto: reprodução