O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, cancelou os compromissos de sua agenda oficial hoje (29) e convocou os secretários de sua equipe para uma reunião no fim da manhã. Segundo informações do G1, foram chamados os sete secretários do Itamaraty, que têm status de vice-ministros, e o secretário-geral da pasta, embaixador Otávio Brandelli.
Nos últimos dias, Ernesto vive intensa pressão do meio político para sua saída do cargo. A avaliação no Congresso é de que o ministro tem sido ineficiente na busca de doses de vacina contra a Covid-19 no exterior. Há também muita insatisfação sobre a postura de Ernesto no cenário internacional, que, na avaliação de deputados e senadores, tem isolado o Brasil e afastado investimentos estrangeiros.
De acordo com interlocutores, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), procurou no início da manhã o presidente Jair Bolsonaro para pedir a saída de Ernesto. Na conversa, disse a Bolsonaro que, se o Executivo não tomar uma iniciativa sobre o ministro, o Senado tomará.