O secretário de saúde da cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano, disse nessa quinta-feira (4), que fornecedores de medicamentos não querem entregar as substâncias ao município por conta de débitos da gestão anterior. Pelo mesmo motivo, exames laboratoriais também não estão sendo realizados na cidade.
Conforme divulgou o Blog do Valente, em coletiva de impressa o secretário Leonel Cafezeiro disse que os serviços laboratoriais eram realizados por uma empresa de Feira de Santana, e que o município rompeu o contrato com o laboratório por falta de certificação. “Nós esperávamos que, pelo menos, desse assistência 60 dias, até conseguir outro laboratório, porque tem o processo licitatório”, disse. De acordo com o secretário, um novo laboratório deve começar os atendimentos na próxima semana.
Ainda de acordo com o site, indagado sobre a falta de medicamentos nos postos de saúde, o secretário disse que o ex-secretário lhe havia informado que os postos estavam abastecidos para 30 dias e já tinham licitações. “Eu esperei que fosse verdade. Na realidade, nem todas as unidades estavam abastecidas, as licitações estavam lá, mas os fornecedores não querem fornecer a medicação, pois existe um débito de mais de R$1 milhã e é muito difícil, legalmente, pagar debito da gestão anterior”, disse.