Altos Papos

Estilo de vida fator determinante para a crescente dos casos de câncer, alerta oncologista

O Dia Mundial do Câncer, 4 de Fevereiro, é uma iniciativa da União Internacional Para o Controle do Câncer (UICC), com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). O intuito é promover maior conscientização e educação sobre a doença.

A campanha de 2021 traz o slogan “Eu Sou e Eu Vou: juntas, todas as nossas ações são importantes”, um lembrete de que nossas ações individuais, quando somadas, têm o poder de alcançar um futuro mais saudável e promissor.

Em entrevista no Programa Altos Papos, o oncologista, Dr. Danilo Rebouças, chama atenção para o fato de o câncer ser um problema de saúde pública. 

“É um tema que precisa ser bastante discutido. A gente tem hoje  dados de que quase metade dos casos de câncer são causados por fatores externos, ou seja, causas evitáveis. Nosso estilo de vida define diretamente nessas condições”, explica. 

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) divulgou que até 2022 o Brasil deve registrar cerca de 625 mil novos casos de câncer por ano, sendo somente entre a população infantojuvenil, 8.460 novos casos por ano no mesmo período. 

Confira entrevista completa no Podcast Altos Papos.