Altos Papos

Tarifa de Trump pode baratear alimentos, mas ameaça economia brasileira, diz professor de Relações Internacionais

O ‘tarifaço’ de 50% aplicado pelo governo Donald Trump sobre produtos importados do Brasil devem fazer os preços no mercado interno nacional diminuir, conforme analisou o professor de Relações Internacionais, Alexandre Pires, no Altos Papos desta quinta-feira, 10.

A reação, segundo ele, é apenas momentânea e deve ser seguida de um encolhimento da economia brasileira a longo prazo.

“O excesso de produção, num primeiro momento, vai levar a uma queda de preços no mercado interno brasileiro. Se isso de fato se efetivar, nós vamos, talvez, ter nos primeiros momentos carnes e suco de laranja mais baratos. Mas, depois disso, a indústria tende a se ajustar para baixo porque não é tão fácil abrir mercados. Isso significa que o Brasil vai encolher”, afirmou.

Alexandre Pires avaliou, ainda, que esse encolhimento deve ser refletido diretamente em cerca de seis meses e colocará a elite econômica brasileira em rota de colisão com a elite política.

“O país vai ficar um pouco menor em relação ao que poderia ser daqui a seis meses, um ano. Isso é extremamente preocupante. O governo e o próprio brasileiro vinham apostando em alguma melhora na sua situação econômica, e isso reverte a situação, colocando tanto o investidor quanto o empresário em compasso de espera, parando alguns projetos e investimentos. Além disso, coloca a elite econômica brasileira, sobretudo essa ligada à exportação, em rota de colisão com a elite política”, concluiu.

Rafael Carvalho/Altos Papos