Altos Papos

Velejadores são resgatados após ficarem à deriva por 12 horas na Baía de Todos os Santos

Dois velejadores foram resgatados na manhã desde sexta-feira (20) depois de passarem a madrugada e ficarem 12 horas à deriva em um trecho da Baía de Todos os Santos nas imediações da cidade de Madre de Deus, a cerca de 60 quilômetros de Salvador.

Eliomar Lima e Ricardo Brasil partiram da região da Ribeira, na capital, foram retirados do local por uma aeronave do Grupamento Aéreo da Polícia Militar e levados para a Vila Militar, no bairro do Bonfim.

De acordo com as informações da PM, eles estavam em uma embarcação do tipo olímpica, que teria virado no mar e o mastro se quebrou.

O tenente-coronel Wolney Almeida, comandante do Graer, informou que a corporação recebeu o chamado por volta das 18h de quinta-feira (19), iniciou as buscas, mas precisou suspender durante a noite por causa da baixa luminosidade.

Os homens, então, passaram a madrugada em alto mar e foram localizados no início da manhã desta sexta-feira.

“Ontem, no final da tarde, recebemos um chamado informando que uma pequena embarcação, para duas pessoas, à vela, sem motor, estaria à deriva na Baía de Todos os Santos. Teriam partido da Ribeira e com alguma carga de celular, que ainda tinham, pediram socorro aos familiares”, explicou o oficial.

“Por volta das 4h acionamos de novo outra tripulação e fomos fazer as buscas. Localizamos já próximo de Madre de Deus os dois rapazes. Estavam sentindo bastante frio, devido à noite no mar, e com a falta de alimentação e água”.

Técnica de resgate
Almeida disse que a Polícia Militar acionou a Marinha do Brasil e trabalhou em conjunto com a Capitania dos Portos para localizar os dois velejadores.

O comandante disse que as equipes utilizaram técnicas de resgate e salvamento para otimizar o tempo de buscas e encontrar os homens com maior rapidez.

“Uma das técnicas que usamos é o ‘quadrado crescente’, onde uma área de grande espaço tem que ser buscada de forma técnica. Senão, você passa a navegar em círculos. Colocamos padrões de busca, estabelecidos em doutrinas de salvamento e resgate e assim conseguimos chegar utilizando conhecimento de corrente de vento na área de Madre de Deus”, comentou.

Um dos homens era o proprietário da embarcação com conhecimento básico sobre navegação. O segundo, um amigo, que foi convidado por ele para o passeio. Ambos desembarcaram na manhã desta sexta na Vila Militar, onde familiares já os aguardavam após o resgate feito pelo Graer.

Por G1