A avaliação do governo Jair Bolsonaro é avaliado como ruim ou péssimo por 42% dos entrevistados em pesquisa XP/Ipespe. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) indica que o indicador oscilou dois pontos desde a última pesquisa, realizada em janeiro.
Por outro lado, a pesquisa recente aponta que o grupo que considera a administração boa ou ótima saiu de 32% para 30%. De acordo com informações da CNN Brasil, a avaliação negativa do presidente tem sido consecutiva desde setembro de 2020. Na ocasião, 31% manifestaram insatisfação com o governo federal.
A XP atribui a alta da reprovação ao grupo dos mais pobres, que ganham até dois salários mínimos mensais (de 39% a 45%), e de moradores das regiões norte/centro-oeste (32% a 40%) e nordeste (43% a 48%). Apesar disso, Bolsonaro segue como favorito para as eleições de 2022: 28% dos entrevistados manifestaram intenção de voto no presidente, mesmo percentual observado em janeiro.
Atrás de Bolsonaro estão Sergio Moro (12%), Fernando Haddad (12%), Ciro Gomes (11%), Luciano Huck (7%), Guilherme Boulos (6%), João Doria (4%), João Amoêdo (3%) e Luiz Henrique Mandetta (3%). Segundo a pesquisa, apenas Moro venceria Bolsonaro em um eventual segundo turno, com 36% a 23%.