Altos Papos

Catar: Estádio 974 é feito com contêineres e pode ser desmontado; assista

O segundo jogo da Seleção Brasileira, na fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar, será contra a Suíça, nesta segunda-feira, 28, às 13h (de Brasília). A partida será realizada no Estádio 974, o mais curioso entre todos os oito projetados para o Mundial. Valdeir Uchôa, que realiza a cobertura da Copa do Mundo, esteve no local. Confira:

O Estádio 974 foi construído com contêineres certificados e elementos modulares em aço, refletindo a proximidade com o porto e o histórico industrial do terreno. Ele é o único estádio do país que está localizado à beira-mar. A estrutura possui uma vista espetacular do horizonte de Doha, O resultado é uma arena diferente e inovadora, com cores vibrantes e totalmente moderna.

Com capacidade para mais de 44 mil pessoas, o conceito da estrutura foi projetado pelos arquitetos do escritório Fenwick Iribarren. A concepção modular inteligente requer menos materiais do que a construção de um estádio tradicional, o que ajudou a reduzir os custos da obra.

O 974, é o primeiro estádio da FIFA que pode ser totalmente desmontado e reaproveitado após o evento. Isso inclui flexibilidade no projeto para reconstruir o estádio com a mesma capacidade em um local diferente ou construir vários locais menores usando os mesmos materiais.

O estádio recebeu uma classificação de 5 estrelas do Global Sustainability Assessment System (GSAS) tanto por seu projeto quanto por sua construção. Os métodos de eficiência hídrica do estádio garantem a redução do uso de água em 40% em comparação com o desenvolvimento de um estádio convencional.

Jogos

O Estádio 974 será palco de sete partidas da Copa do Mundo, sendo seis da fase de grupos e uma das oitavas de final.

22 de novembro Grupo C: México x Polônia (19h – horário local)

24 de novembro Grupo H: Portugal x Gana (19h – horário local)

26 de novembro Grupo D: França x Dinamarca (19h – horário local)

28 de novembro Grupo G: Brasil x Suíça (19h – horário local)

30 de novembro Grupo H: Polônia x Argentina (22h – horário local)

2 de dezembro Grupo G: Sérvia x Suíça (22h – horário local)

5 de dezembro Oitavas de final: 1ºG x 2ºH (22h – horário local)