A partir de agora, pessoas com deficiência (PcD) de Feira de Santana e região que buscam fazer exames médicos para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), não precisarão mais se deslocarem até Salvador para realizá-los. Isso porque, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) inaugurou, nesta sexta-feira, 22, o consultório PcD do órgão na cidade.
A inauguração do novo espaço, instalado na sede da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no Complexo Policial do Jomafa, contou com a presença do diretor-geral do Detran, Max Passos, que, em seu primeiro ato oficial à frente do Departamento, destacou ao Altos Papos o objetivo desta descentralização do serviço.

“Quando eu assumi a diretoria de habilitação, nós tínhamos uma fila de espera de quase 4 mil PcDs aguardando para fazer seus exames, porque só contávamos com dois médicos na casa e hoje temos 20. De pronto, abrimos credenciamento para 18 empresas médicas e fizemos os mutirões levando esses serviços para próximo do cidadão do interior. Agora, nós estamos fazendo os consultórios regionalizados fixos de PcD para não precisar mais de mutirão. Inauguramos o primeiro em Vitória da Conquista e o segundo agora em Feira de Santana”, explicou.

A expectativa é atender, inicialmente, segundo informou o coordenador da 3ª Ciretran, Joelton Vieira, cerca de 20 pessoas por semana conforme a demanda surgir, tanto na parte clínica como na prática — adaptação que o veículo precisa.

Autoridades como o procurador-geral do Município, Guga Leal, representando o prefeito José Ronaldo (UB); o deputado federal Zé Neto (PT), a vereadora e ex-presidente da Câmara de Feira, Eremita Mota (PP), o coordenador do Serviço de Medicina de Tráfego do Detran, Dr. Eduardo Dantas, e o presidente municipal do PP, luri Guimarães, também participaram da solenidade.
Fotos: Taiuri Reis/Altos Papos