Altos Papos

Casos de bruxismo aumentam na pandemia; cirurgião alerta para os danos a saúde

A pandemia do novo coronavírus tem tirado o sono de muitos brasileiros. Sentir medo, angústia, estresse e ansiedade passou a ser comum neste período de quarentena. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde apontou que 41,7% dos entrevistados têm apresentado distúrbios do sono durante a pandemia – como dificuldade para pegar no sono ou dormir mais do que de costume. 

Dentre esses distúrbios está o bruxismo, disfunção que causa o ranger ou o apertar dos dentes, principalmente durante o sono. O cirurgião bucomaxilofacial, Dr. Thiago Leite, alerta que “todo paciente ansioso, durante a noite aperta o dente” e isso é um indicativo de bruxismo. 

Em entrevista ao Programa Altos Papos, o cirurgião pontua que além de afetar a qualidade do sono, essa condição também causa “cefaleia, dor no pescoço, sensação de cansaço na face e desgastes nos dentes”. 

Sobre as opções de tratamento, ele diz que o ideal é buscar tratar as causas. 

“O paciente deve ficar vigilante com a saúde, com o sono e com a saúde mental. Indico investigar as questões da ansiedade. Além disso, cuidar da higiene do sono: evitar smartphone, telefone, televisão, manter um ambiente agradável. A causa é a ansiedade e o paciente ficar atento, fazer uma  análise de si”, aconselha. 

Confira a entrevista completa no PodCast Altos Papos.